• 22, Abril - 2024
    • TESE
    • Entre o ser moderno e o devir contemporâneo: implicações das dimensões espaço e tempo na (re)configuração teórica e metodológica da Arquivologia
    • Cássio Murilo Alves Costa Filho
    • Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa
    • TESE
      Discente:  Cássio Murilo Alves Costa Filho
      Título:  Entre o ser moderno e o devir contemporâneo: implicações das dimensões espaço e tempo na (re)configuração teórica e metodológica da Arquivologia
      Horário e data:  22/04/2024 às 9h
      Composição da banca:
      Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa -  (Presidente)  (PPGCINF/UnB)
      Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior – Membro interno (PPGCINF/UnB)
      Dr. Paulo Roberto Elian dos Santos – Membro externo (Fundação Oswaldo Cruz)
      Dra. Clarissa Moreira dos Santos Schmidt  – Membra externa (UFF)
      Dr. Renato Pinto Venâncio - Suplente Externo (UFMG)
      Local da realização da banca (híbrida): “SKYPE” por meio do link: https://join.skype.com/mykPtxFni8xc
      Resumo: Esta tese investiga a influência do discurso da modernidade na arquivologia, especialmente no que tange às concepções de espaço e tempo, e como essas dimensões estão profundamente integradas ao pensamento arquivístico. O estudo visa notabilizar essa integração e propor adaptações teórico-epistemológicas que ressoem com a complexidade da contemporaneidade. A abordagem metodológica da pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória-descritiva, apoiando-se em um abrangente levantamento bibliográfico. Adota o método da história cruzada, articulando dimensões arqueológica, hermenêutica e epistemológica, de modo a possibilitar uma análise multifacetada da arquivologia, sobrelevando as intersecções entre os saberes arquivísticos e as concepções de espaço e tempo. Os resultados da tese evidenciam que as metanarrativas que sustentam o discurso arquivístico moderno, como a santidade da evidência, a proveniência, o ciclo vital dos documentos, a natureza orgânica dos documentos e a hierarquia dos documentos e de suas descrições, absorveram intensamente os princípios da ciência moderna, receberam influências do Estado moderno, bem como as concepções modernas de espaço e tempo. Além disso, a pesquisa constata que a dinâmica da contemporaneidade, caracterizada por avanços tecnológicos e mudanças sociais, desafiam os fundamentos da arquivologia estabelecidos, demandando uma revisão crítica e uma atualização. Para tanto, a tese identifica e discute referenciais teóricos e práticas arquivísticas emergentes, aderentes à concepção espaço-temporal e à realidade contemporânea. Entre essas novas abordagens, acentuam-se o multiverso arquivístico, o records continuum, uma concepção renovada de documento, a redescoberta da proveniência, as noções de autonomia arquivística, de arquivos participativos, de arquivos comunitários e a descrição arquivística multidimensional. A conclusão da pesquisa reitera a necessidade de uma arquivologia que, fundamentada em uma base teórica sólida e atualizada, possa abraçar as dinâmicas complexas do presente e do futuro, promovendo uma prática arquivística crítica, reflexiva e alinhada às transformações contínuas da sociedade e da tecnologia. A tese visa representar um passo significativo para o avanço da arquivologia brasileira, sugerindo caminhos para a renovação de fundamentos teóricos e metodológicos em resposta às exigências da era contemporânea.
      Palavras-Chave: arquivologia moderna; arquivologia contemporânea; compreensão espaço-temporal; fundamentos teóricos e metodológicos da arquivologia; multiverso arquivístico; records continuum; autonomia arquivística.