Canadá e CAPES, parceria para o intercâmbio científico

Segunda, 20 Maio 2013 09:47

A cooperação científica e mobilidade acadêmica existentes entre Canadá e Brasil proporcionam aos pesquisadores brasileiros oportunidades para desenvolverem seus projetos em universidades canadenses equipadas com modernas bibliotecas e laboratórios científicos de última geração.

O Programa CAPES-DFAIT: Projetos Conjuntos de Pesquisa oferece uma destas oportunidades de intercâmbio científico fomentando projetos conjuntos de pesquisa em áreas de interesse comum como governança democrática, segurança, prosperidade, ciência e tecnologia.

O novo edital da iniciativa, divulgado dia 10 de maio, promove a continuidade da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério das Relações Exteriores e de Comércio Internacional do Canadá (DFAIT).

Os objetivos principais do programa são o fortalecimento da colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses e o estímulo à mobilidade acadêmica em nível de doutorado-sanduíche.

O Canadá é um dos melhores lugares do mundo para o intercâmbio científico, pois faz investimentos públicos e privados consideráveis nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, traduzidos em instalações inovadoras de classe mundial com tecnologia de ponta.
Isto torna o Canadá um centro global de excelência em pesquisa, inovação e educação superior que, juntamente com outros benefícios, como multiculturalismo, elevada qualidade de vida, oportunidades de trabalho e estágios, além de preços competitivos, atraiu mais de 265.000 estudantes estrangeiros em 2012.
O CAPES-DFAIT selecionará até cinco projetos com duração de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois. As atividades terão início a partir de setembro de 2013.
As inscrições de propostas, que devem atender aos requisitos descritos no edital, podem ser feitas até 19 de junho. As propostas aprovadas receberão apoio e recursos para o custeio de missões de trabalho e de estudos.

Outras oportunidades de estudo e pesquisa no Canadá estão descritas em: www.brasil.gc.ca ou www.scholarships.gc.ca
Assessoria para Assuntos de Educação
Assessoria de Imprensa