• 13, Abril - 2023
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • As ações da curadoria digital nas etapas do ciclo de vida dos documentos arquivísticos digitais: uma análise à luz da Arquivologia Contemporânea
    • Mariana Sande Marques Moreira
    • Profª Drª Cynthia Roncaglio
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a): Mariana Sande Marques Moreira

Título:As ações da curadoria digital nas etapas do ciclo de vida dos documentos arquivísticos digitais: uma análise à luz da Arquivologia Contemporânea.

Data: 13 de abril de 2023

Horário: 14h30

Composição da banca:

Profª Drª Cynthia Roncaglio - Presidente - (UnB/PPGCINF)

Prof. Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior - Membro Interno - (UnB/PPGCINF)

Profª Drª Sandra de Albuquerque Siebra - Membro Externo - (UFPE)

Prof. Dr. Luiz Fernando Sayão - Suplente (IBICT/UFRJ

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/f8yXAzaLHyKT

Resumo: No panorama atual, das sociedades conectadas na rede mundial de computadores, a autenticidade e a confiabilidade dos documentos arquivísticos digitais produzidos e armazenados nos sistemas informatizados depende cada vez mais de procedimentos de segurança e preservação eficientes. O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis contribuições da curadoria digital aplicada aos sistemas de gestão e guarda de documentos arquivísticos digitais, a fim de observar a sua relevância paras as práticas arquivísticas. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e descritivo, utilizando-se de levantamento bibliográfico e documental para analisar os fundamentos teóricos e as características aplicadas ao conceito de curadoria digital, à luz da Arquivologia, e as ações da curadoria digital nos principais sistemas de gestão e guarda arquivística: SIGAD e RDC-Arq.

Palavras-Chave: Arquivologia, Curadoria Digital, Documentos Arquivísticos Digitais, Preservação Digital, Tecnologia da Informação.