• 05, Maio - 2023
    • DISSERTAÇÃO
    • Uma proposta de arquitetura da informação para auditoria interna governamental à luz da Tecnologia de Registros Distribuídos.
    • André Ferrari de Aquino
    • Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque - Presidente
    • DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Aluno: André Ferrari de Aquino

Título:Uma proposta de arquitetura da informação para auditoria interna governamental à luz da Tecnologia de Registros Distribuídos.

Data: 05 de maio de 2023

Horário: 09h00

Composição da banca:

Prof. Dr. Claudio Gottschalg Duque - Presidente - (UnB/PPGCINF)

Profa. Dra. Ivette Kafure Muñoz- Membro Interno - (UnB/PPGCINF)

Prof. Dr. Paulo Cesar Rodrigues Borges- Membro Externo - (IESB)

Prof. Dr. Tomás Roberto Cotta Orlandi - Suplente (CORREIOS)

Local da realização da banca: Faculdade de Ciência da Informação, sala 213.

Resumo: Há desafios enfrentados no campo de auditoria já estudados e expostos pela literatura com consequências diretas no dia a dia do auditor. Este trabalho de pesquisa propõe, como objetivo principal, uma Arquitetura da Informação para Auditoria Interna Governamental, à luz da Tecnologia de Registros Distribuídos (DLT), que possibilite um ambiente de auditoria com segurança, integridade e transparência de dados. Os objetivos específicos são: i) identificar componentes da arquitetura da informação proposta; ii) correlacionar modelos científicos com a arquitetura da informação proposta; e iii) descrever a integração conceitual da Tecnologia de Registros Distribuídos à arquitetura da informação proposta. A proposta de pesquisa apropria-se de arcabouço teórico da Ciência da Informação e de sua interdisciplinaridade para integrar as disciplinas de Auditoria Governamental e de Tecnologia da Informação para alcance dos objetivos. A pesquisa é exploratória, possui fins práticos e abordagem qualitativa. O levantamento bibliográfico exploratório constitui o procedimento para elaboração da revisão de literatura. A coleta de dados se deu por entrevistas estruturadas com auditores. A análise de resultados ampara-se em elementos estatísticos sedimentados na literatura, como Alfa de Cronbach, Escala de Likert, histogramas e métodos não-paramétricos, como Mann-Whitney e Qui-Quadrado, permitindo subsídios para o emprego da Metodologia de Sistemas Flexíveis para a construção de modelos conceituais. Destacam-se as seguintes constatações no campo da Organização da Informação: i) necessidade da disciplina de Organização da Informação com base em classificação da informação; e ii) metadados devem ser elementos partícipes no processo de identificação, descrição e recuperação dos papéis de trabalho de auditoria. Quanto à Segurança da Informação: i) transparência da informação deve ser exercida, obedecendo devidos critérios legais; e ii) não há Sistema de Gestão da Informação que garanta transparência, que permita rastreamento de informação, que ofereça segurança ao processo de auditoria e ao auditor e que mitigue riscos de integridade de dados. Relacionado ao Planejamento de Sistema de Informação, o Sistema de Gestão de Informação de Auditoria deve: i) garantir inviolabilidade e rastreabilidade da informação; ii) estar rigidamente atrelado a processos e às regras de negócio; e iii) operar com observância dos aspectos legais. Como resultado, propõe-se o Modelo de Arquitetura da Informação para Auditoria Interna Governamental (M2AI-G), estruturado em três camadas, sete pilares e uma interface. A proposta de modelo equaciona problemas relacionados à segurança, integridade e transparência de dados, além de satisfazer necessidades dos auditores. Serve de apoio à organização da informação em áreas de Auditoria Interna Governamental.

Palavras-Chave: Organização da informação, arquitetura da informação, auditoria.