• 30, Agosto - 2023

Título:DIRETRIZES PARA UMA TEORIA DA AUDITORIA DA INFORMAÇÃO

Data:30/08/2023

Composição da banca:

Renato Tarciso Barbosa de Sousa– presidente (UnB/PPGCINF)

Rogério Henrique de Araújo Júnior – membro titular interno (UnB/PPGCINF)

Edilson Ferneda – membro titular externo à instituição (UCB)
      Andrea Vasconcelos Carvalho– membro titular externo à instituição (UFRN)

Luiz Lourenço de Mello Filho – suplente (FGV)

Local da realização da banca: https://join.skype.com/dNAfreGCeYq1

Resumo:Nos últimos 50 anos, o avanço tecnológico e a formação de grandes volumes de informação foram fatores de impacto transformador nas organizações. A Auditoria, atividade que visa oferecer confiança nas relações entre as partes interessadas de uma organização, também

passou por mudanças. Destaca-se o surgimento de uma nova especialidade nesse domínio: a Auditoria da Informação. Nessa disciplina ainda há carência de uma teoria na qual os elementos operacionais possam se apoiar. Essa carência pode gerar, por exemplo, incompreensão dos fenômenos envolvidos e abordagens ineficientes. O objetivo da tese é propor diretrizes para uma Teoria de Auditoria da Informação. O estudo considerou a importância de o auditor conhecer a instituição e o negócio em avaliação, por isso a investigação foi realizada a partir de dados de apenas um tipo de organização: as instituições financeiras. Discute-se o assunto a partir de três fontes de informação: literatura relacionada ao tema, percepções de profissionais que trabalham na Auditoria e conteúdo de relatórios de Auditoria publicados por firmas de Auditoria Independente. Na trajetória da pesquisa, apresentam-se ideias e tendências da Auditoria. O resultado é uma lista de diretrizes para uma Teoria da Auditoria da Informação, com sugestão de reconhecimento da relevância da Auditoria da Informação para a gestão estratégica das organizações e da necessidade dessa atividade ser independente da gestão.

Palavras-Chave:Auditoria, Auditoria da Informação, confiança.