• 14, Dezembro - 2023
    • TESE DE DOUTORADO
    • Letramento Informacional e Estilos de Aprendizagem: influência no processo de ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em Quimica do Instituto Federal de Brasília
    • Cláudia Luiza Marques
    • Kelley Cristine Goncalves Dias Gasque
    • TESE DE DOUTORADO

Aluna: Cláudia Luiza Marques

Título: Letramento Informacional e Estilos de Aprendizagem: influência no processo de ensino-aprendizagem no curso de licenciatura em Quimica do Instituto Federal de Brasília

Horário e data: 14/12/2023 (quinta-feira) às 14h30m

Composição da banca:

Kelley Cristine Goncalves Dias Gasque - Presidente (UnB)

Ivette Kafure Munoz - Membro titular interno (UnB/PPGCINF)

Anderson Messias Roriso do Nascimento - Membro titular externo à instituição (FACJK)

Eder Alonso Castro - Membro titular externo à instituição (IFB)

Lillian Maria Araujo De Rezende Alvares - Suplente (UnB)

Local da realização da banca: Sala 213 FCI/UnB e https://join.skype.com/pnFhn5htdpdk.

Resumo: O Letramento Informacional (LI) consiste em um processo que integra ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar a informação para gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas. A teoria dos Estilos de Aprendizagem (EA) defende a identificação da forma preferencial de como o sujeito se relaciona com as condições de aprendizagem. O Letramento Informacional contribui na aprendizagem necessária para a busca e o uso da informação. Enquanto que os Estilos de Aprendizagem colaboram para práticas educacionais mais inclusivas. O objetivo geral desta tese é analisar como as atividades de Letramento Informacional são influenciadas pelos Estilos de Aprendizagem em curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Gama. Os específicos são caracterizar o perfil dos sujeitos participantes de duas turmas de graduação, do quase experimento; detectar os Estilos de Aprendizagem determinantes em apenas uma das turmas; elaborar e aplicar atividades similares de Letramento Informacional nas duas turmas do curso; comparar os níveis de aprendizagem entre as duas turmas; e identificar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e os níveis de aprendizagem de Letramento Informacional. O referencial teórico concentra-se, em três eixos, a saber: Aprendizagem, Letramento Informacional e Estilos de Aprendizagem. A metodologia, de cunho descritivo, possui abordagem qualitativa e quantitativa, cujo método de investigação é quase-experimental. Os instrumentos de coleta de dados são o questionário, o inventário de identificação dos Estilos de Aprendizagem e as atividades de Letramento Informacional. Os resultados apontam que, no grupo experimental, o material produzido foi melhor classificado que aquele apresentado pelo grupo de controle; e indicam que identificar e empregar os Estilo de Aprendizagem pode favorecer o desempenho do estudante tanto na execução de tarefas quanto na produção de material resultante do processo ensino-aprendizagem.
      Palavras-Chave: Letramento Informacional; Estilos de Aprendizagem; Processo ensino-aprendizagem.