• 18, Dezembro - 2023
    • Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Discente: José Ricardo Souza Camelo

Título: Proposta de um modelo de framework para aplicação do Ciclo do Conhecimento Organizacional para consciência situacional de defesa cibernética no contexto da Defesa Nacional brasileira no seu nível estratégico

Horário e data:  18/12/2023 às 14:30

Composição da banca:

Dra. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares - Presidente - (UnB/PPGCINF)

Dr. Marcio de Carvalho Victorino - Membro Interno - (UnB/PPGCINF)

Dr. Eduardo Dutra Amadeu Moresi - Membro Externo (UCB)

Dr. Claudio Gottschalg Duque - Suplente (UnB/PPGCINF)

Local da realização da banca: sala 213, Faculdade de Ciência da Informação

Resumo:Os ambientes modernos onde as organizações se desenvolvem e evoluem são complexos e estão em constante mudanças. Nesse sentido, Choo (1998) propôs a teoria sobre o ciclo do conhecimento organizacional, cujo o desenvolvimento culmina nas ações organizacionais, as quais, por sua vez, resultam de três processos que se alternam e influenciam mutuamente: a formação de significado, a criação de conhecimento e a tomada de decisão. Observando-se essas ações no campo da defesa nacional no espaço cibernético, percebe-se a necessidade de aprendizado para as organizações atuantes nesse campo. No entanto, ações no espaço cibernético provocam miríades de efeitos intermediários dos quais a organização deve ter meios de acompanhar, o que demanda uma série de sensores eletrônicos e computacionais de toda sorte, mas que, em último grau, demandam percepções, compreensão e projeções para decisão de indivíduos humanos, ou seja, consciência situacional em defesa cibernética. A consciência situacional teve seu estudo seminal realizado por Endsley (1995) e sua adaptação para a cibernética nos anos 2000 (TADDA e SALERNO, 2010). Para tomar suas decisões e comandar a organização numa operação de defesa cibernética, um comandante ou gestor deve não só contar com parafernália computacional sofisticada, mas ter os integrantes do seu ambiente organizacional treinados, conscientizados e aculturados sobre conhecimentos tanto para fazer frente a ataques cibernéticos quanto promover ações ofensivas de defesa da soberania nacional. Assim, a presente pesquisa buscou identificar instrumentos que articulassem os modelos de Choo (1998) e Endsley (1995) de tal modo a propiciar ao comandante ou gestor de defesa cibernética e seu staff capacidades crescentes de estar em condições de acompanhar e lidar com as evoluções ocorridas no espaço cibernético, modelo de Choo (1998), e de tomar consciência situacional de defesa cibernética frente a eventos que representem riscos à defesa nacional, modelo de Endsley (1995). O tipo de instrumento escolhido para a articulação dos modelos da pesquisa foram os frameworks de segurança cibernética e de ataque cibernético. Assim, o objetivo geral do estudo foi propor um framework, baseado no ciclo de conhecimento organizacional de Choo (1998), que forneça um conjunto de elementos de referência para a determinação das necessidades informacionais primordiais à formação da consciência situacional em defesa cibernética, conforme definida por Endsley (1995), no contexto da Defesa Nacional Brasileira no seu nível estratégico. A pesquisa seguiu um caráter de pesquisa aplicada, fazendo uso de métodos hipotético-dedutivos, técnicas de pesquisa bibliográfica e documental e observação participante do tipo natural. Para enquadrar com a pertinência adequada os conhecimentos chave da pesquisa, foi utilizado o método de revisão narrativa. Para aferir a pertinência do framework desenvolvido durante o estudo, foi lançado mão de um conjunto de registros pertencente ao Ministério da Defesa, mais especificamente ao Exército Brasileiro, contendo 477 Lições Aprendidas (LA) e aproximadamente 500 itens de Análise Pós-Ação (APA), referentes às operações cibernéticas ocorridas no período entre 2011 e 2016.

Palavras-Chave: Conhecimento organizacional, Consciência situacional, Defesa cibernética, Framework.