• 26, Julho - 2024
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Elaboração de protocolo de auditoria do uso de recursos públicos em projetos voltados à biodiversidade da Floresta Amazônica
    • Marcos Maciel Falcão
    • Rogério Henrique de Araújo Júnior
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
      Discente:  Marcos Maciel Falcão
      Título:  Elaboração de protocolo de auditoria do uso de recursos públicos em projetos voltados à biodiversidade da Floresta Amazônica
      Horário e data: 26/07/2024 às 09h
      Composição da banca:
      Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior -  (Presidente)  (PPGCINF/UnB)
      Dr. Renato Tarciso Barbosa de Sousa – Membro interno (PPGCINF/UnB)
      Dr. Manoel Martins do Carmo Filho – Membro externo (UFAM)
      Dra. Virgínia de Albuquerque Mota - Suplente Externa (UFMT)
      Local da realização da banca (remota ou híbrida ou presencial): “SKYPE” por meio do link: https://join.skype.com/izaXyP91BesQ
      Resumo: Trata da criação de um protocolo de auditoria de recursos públicos destinados ao financiamento de projetos que abrangem a temática da biodiversidade da floresta amazônica, no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, a fim de incrementar a segurança e credibilidade ao processo de uso dos recursos públicos na execução dos projetos. São analisados os procedimentos de auditoria, do ponto de vista contábil, e sua legislação, pertinentes à execução dos serviços de auditoria em projetos financiados com recursos públicos, tendo em conta os sistemas de informações contábeis que dão apoio na auditoria de projetos na Universidade, em especial nas áreas ligadas à biodiversidade da floresta Amazônica. A pesquisa possui caráter exploratório de natureza qualitativa, trazendo o aprofundamento da compreensão dos estudos de projetos de cunho ambiental, da Universidade Federal do Amazonas, uma instituição com 115 anos de existência, com diversas áreas de estudo e fortemente ligada à temática de preservação do meio ambiente e das florestas da região Norte do Brasil. A metodologia engloba a análise dos dados documentais, pesquisas bibliográficas e empírica, coletados com responsáveis pela elaboração e fiscalização desses projetos dentro da Universidade, que contém as informações sobre o funcionamento e a estrutura de organização dos sistemas de contabilidade adotados na execução das tarefas. Na análise documental, foram verificados os fluxos da informação, desde a entrada dos dados, passando por seu armazenamento até o momento da recuperação da informação, com o objetivo de identificar elementos que representem riscos de falha no controle da informação e, consequentemente, comprometer a tomada de decisão dos usuários finais, de tal modo que seja verificado os aspectos relacionados com a usabilidade e segurança nos dados recuperados por estes sistemas de auditoria.
      Palavras-Chave: Recuperação da informação; Sistemas de auditoria; Informação contábil; Organização da informação.