• 15, Fevereiro - 2023
    • TESE DE DOUTORADO
    • Balbúrdia informacional na pandemia de Covid-19: reflexos multifacetados da verdade estilhaçada
    • Andrea Heloiza Goulart
    • Dra. Ivette Kafure Muñoz
    • TESE DE DOUTORADO

Aluno (a): Andrea Heloiza Goulart

Título: Balbúrdia informacional na pandemia de Covid-19: reflexos multifacetados da verdade estilhaçada

Data: 15 de fevereiro de 2023

Horário: 09h00

Composição da banca:

Dra. Ivette Kafure Muñoz (presidente)

Dr. Murilo Bastos da Cunha

Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG)

Dra. Gisele Alves (IFB)

Dra. Claudio Gottschalg Duque (suplente)

Vídeo Conferência: https://join.skype.com/otuG6bH3g14g

Resumo: No final de 2019, a humanidade foi atingida por uma crise de saúde de proporções mundiais, que trouxe imensos desafios de ordem sanitária, mas também evidenciou problemas de caráter informacional, como a enorme quantidade de conteúdos problemáticos que passaram a circular acerca do coronavírus, sobretudo na internet. Além disso, no Brasil, observou-se forte politização em torno de assuntos relacionados à pandemia. Em face de tal realidade, a pesquisa objetiva investigar, no âmbito das redes sociais online, as práticas informacionais em relação aos conteúdos sobre a pandemia de Covid-19, com especial atenção aos modos pelos quais fenômenos como infodemia, desinformação e pós-verdade impactaram os internautas, num contexto de alta polarização politica. Trata-se de um estudo de usuários da informação apoiado no paradigma social e na perspectiva das práticas informacionais. Para se atingir tal finalidade, quatro grupos públicos do Facebook foram acompanhados, durante 17 meses, por meio da Netnografia observacional não participante. Mediante aplicação das técnicas Análise de Conteúdo, Análise de Discurso Crítica e Análise de Conceitos Conectados, os resultados demonstraram elevada polarização entre os indivíduos e considerável impacto das ideias propagadas pelo Governo Federal na percepção dos internautas. Tais achados evidenciam que, no Brasil, a emergência sanitária foi vista mais como um problema político do que, propriamente, de saúde pública.

Palavras-chave: Covid-19; infodemia; desinformação; pós-verdade; práticas informacionais.