• 09, Janeiro - 2023
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Acesso aberto no contexto das ciências sociais e humanas: produção, distribuição e uso de livros digitais a partir de bibliotecas universitárias
    • Ana Flávia Lucas de Faria Kama
    • Dr. Fernando César Lima Leite
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Ana Flávia Lucas de Faria Kama

Título:  Acesso aberto no contexto das ciências sociais e humanas: produção, distribuição e uso de livros digitais a partir de bibliotecas universitárias

Data: 09/01/2023

Horário: 09h00

Composição da banca:

Dr. Fernando César Lima Leite (presidente)

Dr. João de Melo Maricato

Dra. Ariadne Chloe Furnival (UFSCar)

Dra. Michelli Pereira da Costa (suplente)

Vídeo Conferência:https://join.skype.com/fl0GgOrcDbg6

Resumo: A comunicação científica nas ciências sociais e humanas tem se desenvolvido essencialmente por meio de publicações monográficas. Nas últimas décadas, os livros digitais também se tornaram protagonistas na comunicação dessas áreas. Diante da importância para o desenvolvimento de uma ciência mais democrática, da consolidação e dos avanços do acesso aberto apresentados nos últimos tempos, essa investigação tem como objetivo identificar práticas de atuação das bibliotecas universitárias, dentro da esfera nacional e internacional, na área da editoração de livro digital acadêmico, no contexto das ciências humanas e sociais, e propor um modelo conceitual de fluxo desta produção editorial, com foco no modelo de acesso aberto. No que se refere à metodologia, esta pesquisa adota como recurso teórico-metodológico um modelo conceitual, o qual foi elaborado a partir da relação de conceitos relevantes extraídos da literatura. Possui alegação pragmática, abordagem mista e propósito descritivo. A população do estudo será constituída por pesquisadores cientistas sociais e humanistas, além de bibliotecários acadêmicos do Brasil. Para a coleta de dados será utilizado o método de levantamento e revisão sistematizada da literatura e como técnica, questionário e entrevista semiestruturada, assim como análise documental. Por fim, os dados serão descritos e analisados por meio da codificação, ou seja, separação, classificação e síntese por meio de marcadores que descrevem os segmentos de dados.

Palavras-chave: comunicação científica; ciências sociais e humanas; livros digitais; ebooks; acesso aberto