• 10, Fevereiro - 2023
    • Tese de Doutorado
    • Arquitetura da Informação baseada em Significado e Multimodalidade com Inteligência Artificial para suporte a Comunicação Oral
    • Marcelo Alves dos Santos
    • Claudio Gottschalg Duque
    • TESE DE DOUTORADO

Aluno (a): Marcelo Alves dos Santos

Título: Arquitetura da Informação baseada em Significado e Multimodalidade com Inteligência Artificial para suporte a Comunicação Oral

Data: 10 de fevereiro de 2023

Composição da banca:

Dr. Claudio Gottschalg Duque (Presidente)

Dra. Ivette Kafure Muñoz

Dra. Adriana da Silva

Dr. Paulo Cesar Rodrigues Borges

Dr. Andre Porto Ancona Lopez (Suplente) Vídeo Conferência: https://join.skype.com/j5yy2Foc6uxw

Resumo: Frente às dificuldades de comunicação enfrentadas por pessoas sem oralidade (parte oral ou uso falado de uma língua), a possibilidade de simular modelos do mundo real de forma computacional capazes de reproduzir ou emular características humanas, surgem como uma possibilidade real para apoiar a necessidade de comunicar. Nesse contexto, a pesquisa propõe o desenvolvimento de uma arquitetura da informação multimodal para comunicação oral valendo-se de conceitos aplicados na semiótica associados à inteligência artificial. Essa arquitetura propõe atribuir ao significado um significante que é individual e não convencionado, para produção de fala gerada por computador. Desse modo, acredita-se que uma pessoa pode ser capaz de expressar uma informação, tendo como fonte primária apenas uma associação mental . Os resultados apontam que essa arquitetura informacional promoveu uma significativa redução do ruído no processo de comunicação entre emissor e receptor.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Comunicação. Multimodalidade. Significado. Inteligência Artificial.