• 16, Fevereiro - 2023
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
    • Arquivos e Web semântica: o modelo conceitual de descrição arquivística Records in Contexts – RiC)
    • Thiago Almeida Rodrigues Borges
    • Prof. Dra. Cynthia Roncaglio
    • QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

Aluno (a):Thiago Almeida Rodrigues Borges

Título:Arquivos e Web semântica: o modelo conceitual de descrição arquivística Records in Contexts – RiC).

Data: 16/02/2023

Horário: 10h00

Prof. Dra. Cynthia Roncaglio - Presidente - (UnB/PPGCINF)

Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca - Membro Externo - (UFF)

Prof. Dr. Dalton Lopes Martins - Membro Interno - (UnB/PPGCINF)

Prof Dr. Edgard Costa Oliveira - Suplente (UnB)

Vídeo Conferência:https://join.skype.com/cfdxADB8Euzv

Resumo:Nas últimas décadas, as inovações das tecnologias de informação e comunicação causaram grande impacto nas atividades humanas de uma forma geral, e, principalmente, nas áreas do conhecimento da Ciência da Informação (incluindo Arquivologia e Biblioteconomia) e da Museologia, que têm em comum, como objetivo de estudo, a informação. O presente projeto de mestrado tem como objetivo geral analisar o modelo conceitual em Web Semântica - Records in Context RiC -, para a descrição arquivística – à luz dos princípios e métodos arquivísticos. Investiga o modelo conceitual de dados em Web Semântica para arquivos a partir dos seus referenciais teóricos, das tecnologias semânticas adotadas, a assimilação e a harmonização das atuais normas de descrição arquivística no modelo e identifica a existência de usos e de aplicações do RiC nas instituições, e ainda, projetos institucionais que adotaram modelos conceituais de dados em Web Semântica nos arquivos internacionais e brasileiros. A pesquisa é de caráter exploratório, qualitativo e descritivo, utilizando como fontes o modelo conceitual de descrição arquivística Records in Contexts - RiC e documentos publicados correlatos. Há indicação de etapa de entrevistas junto aos profissionais de instituições arquivísticas que implementaram modelos conceituais e tecnologias em Web Semântica em suas organizações. O conjunto de dados das entrevistas servirá para complementar a análise teórica sobre todos os tópicos investigados no mestrado.

Palavras-Chave:Descrição arquivística; Records in contexts; RiC; Web semântica.