• 15, Fevereiro - 2023
    •  QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO
    • Por uma Ciência da Informação brasileira: um estudo sobre as bases teórico epistemológicas dos cursos de mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia na década de 1970
    • Gabriela Fernanda Ribeiro Rodrigues
    • Dra. Eliane Braga de Oliveira
    • QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Aluno (a): Gabriela Fernanda Ribeiro Rodrigues

Título: Por uma Ciência da Informação brasileira: um estudo sobre as bases teórico epistemológicas dos cursos de mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia na década de 1970

Data: 15/02/2023

Composição da banca:

Dra. Eliane Braga de Oliveira (presidente)

Dra. Georgete Medleg Rodrigues

Dra. Cristina Dotta Ortega (UFMG)

Dra. Dulce Maria Baptista (suplente) (UnB)

Videoconferência: https://join.skype.com/dYindAeL80qc

Resumo: A história da Biblioteconomia e da Ciência da informação, no Brasil, se fundem em determinado momento da história de ambas as áreas, fato este, que é compreensível quando considera-se que as raízes da Ciência da Informação brasileira têm suas origens em eventos desencadeados pela Biblioteconomia. A criação do primeiro mestrado em Ciência da Informação, em 1970, é o grande marco da institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, pois a iniciativa do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação se mostrou pioneira quanto a especialização profissional e abriu caminho para os outros cursos de mestrado em Biblioteconomia que surgiram ao longo da década de 1970. O presente trabalho objetiva identificar as bases epistemológicas presentes na institucionalização da Ciência da Informação no Brasil, a partir da formulação dos cursos de mestrado em Ciência da Informação e em Biblioteconomia ofertados, respectivamente, no IBBD, USP, UFMG, PUC-Campinas, UnB e UFPB. Para contextualização do surgimento da pós-graduação no Brasil, mostra um panorama dos eventos referentes a história da universidade brasileira, a influência norte-americana nesse processo e a motivação para a criação da pós-graduação, com destaque para o Parecer CFE n° 977/65, responsável pela regulamentação da pós-graduação no Brasil. Em seguida, apresenta o contexto de criação dos cursos de mestrado em Biblioteconomia e em Ciência da informação, entre os anos de 1970 e 1978. A partir de uma abordagem qualitativa, realiza-se uma pesquisa documental com os documentos localizados sobre os seis cursos e entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela criação dos cursos, com a finalidade de identificar as condições, características e influências presentes na formulação dos mesmos. Por conseguinte, serão sistematizadas as características e influências encontradas, a fim de formular um quadro teórico-conceitual com as bases epistemológicas da chegada da Ciência da informação no Brasil.

Palavras-Chave: Programas de pós-graduação em Ciência da Informação; História da Ciência da Informação; Instituições de ensino e pesquisa; Ensino e pesquisa em Ciência da Informação; Epistemologia da Ciência da Informação.