• 14, Fevereiro - 2023
    • TESE DE DOUTORADO
    • AÇÃO COMUNICATIVA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS NO BRASIL E O ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO
    • Gislane Pereira Santana
    • Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão
    • TESE DE DOUTORADO

Aluno (a):Gislane Pereira Santana

Título:AÇÃO COMUNICATIVA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS NO BRASIL E O ENFRENTAMENTO DA DESINFORMAÇÃO

Data: 14/02/2023

Horário: 15h00

DraElmira Luzia Melo Soares Simeão (Presidente - UnB/PPGCINF)

Dra. Maria Fátima de Sousa (Membro Interno à UnB – FS/UnB)

Dra. Wânia Ribeiro Fernandes (Membro Externo - UFAM)

Dra.  Rackynelly Alves Sarmento Soares (Membro Externo - IFPB)

Dra.  IvetteKafureMunoz(Suplente - UnB/PPGCINF)

Vídeo Conferência:https://join.skype.com/ibQ42T1MJuNM

Resumo:Esta tese tem por objetivo apresentar um estudo sobre a ação comunicativa do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate à Endemias (ACE) no Brasil, a partir de uma investigação sobre a Desinformação no contexto da saúde coletiva. Este estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de perfil dos atores envolvidos no processo e do contexto onde eles exercem as suas atividades profissionais e os resultados evidenciaram três aspectos distintos : Conhecimento individual (ACS e ACE); Conhecimento de questões ligadas à equipe (Equipe do ACS e ACE); Conhecimento de questões ligadas às famílias assistidas (ACS e ACE em ação). Por meio de um levantamento nacional do perfil dos ACS e ACE, observou-se a necessidade de sugerir o desenvolvimento de instrumentos de gestão da informação e conhecimento que possam auxiliar no aprimoramento das competências e na atuação dos ACS e ACE, no que se refere ao uso da informação. Por meio destas ferramentas, seria possível identificar as habilidades do ACS e ACE em filtrar informações, com vistas a combater a disseminação de falsas notícias que são veiculadas nas redes e mídias sociais que esses profissionais utilizam no exercício de suas funções. Para realizar a investigação que identificou a necessidade de implementar métodos eficazes voltados às práticas de comunicação comunitária, a pesquisa quantitativa fez uma ampla abordagem, abrangendo agentes das 26 unidades federativas e do Distrito Federal. Esse trabalho está fundamentado numa pesquisa em processo, realizada em parceria com a Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento, intitulada de "UM ESTUDO MULTICÊNTRICO SOBRE AS PRÁTICAS DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS E DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL". Visando complementar esse trabalho e contribuir para a melhoria dos processos de comunicação dos agentes de saúde com as populações por eles atendidas, o presente estudo teve início com a elaboração de um questionário eletrônico que foi preenchido por ACS e ACE de todo o país, sendo esta a primeira parte do estudo. A segunda fase foi realizada por meio de abordagem qualitativa, no formato de entrevistas junto aos agentes de saúde das duas frentes de estudos deste trabalho acadêmico, com o objetivo de compreender como eles atuam, à luz dos referenciais teóricos que embasam a Ciência da Informação e, também, no que refere-se ao trabalho de estudiosos das áreas da Educação e de Comunicação em Saúde. Para validar as respostas, de acordo com a significância estatística para as questões quantitativas, realizou-se o cálculo de duas amostras significativas aleatórias para os ACE e ACS, por Unidades Federativas estratificadas por municípios, segundo a tipologia do IBGE. Para obter o dado referente ao tamanho da população abrangida no estudo, foi tomado como base o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). De acordo com o que foi evidenciado com a aplicação do questionário eletrônico e na abordagem qualitativa por meio de entrevistas com os agentes de saúde, conclui-se que é relevante dar seguimento aos estudos que embasam esta pesquisa. Partindo do pressuposto de que a atuação estratégica do ACS e ACE na área de Saúde Coletiva pode ser avaliada à luz da Ciência da Informação para que os agentes tenham uma compreensão multidisciplinar de suas atividades profissionais, o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para a atualização das práticas de comunicação comunitária contribui para o enfrentamento da Desinformação no âmbito da saúde coletiva. Objetiva-se, a partir do resultado da presente pesquisa, comprovar que a Desinformação é um fator que agrava a saúde coletiva em situações de crises sanitárias, como pandemias e endemias causadas por arboviroses. É possível redefinir , de forma estruturada, qualificada e baseada no conhecimento técnico-científico, a atuação do ACS e do ACE, de modo que possam realizar a comunicação comunitária dentro de parâmetros seguros, evitando que falsas notícias interfiram no resultado do trabalho realizado junto à população, no contexto da saúde coletiva. Como capacitação e reorientação das práticas desses profissionais nas dimensões da informação, educação e comunicação e saúde - dos cuidados em reproduzir desinformações – nos processos de trabalho – na atuação desses profissionais junto aos indivíduos – famílias e comunidade – dos territórios onde trabalham – vinculados à rede básica e outros pontos de redes integradas ao SUS.

Palavras-Chave:Agente Comunitário de Saúde, Agente de combate às Endemias; Informação Educação e Comunicação em Saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação; Competências, Desinformação.