• 26, Fevereiro - 2024
    • DEFESA DE DOUTORADO
    • Framework para a governança dos riscos relacionados ao conhecimento na pesquisa e desenvolvimento tecnológico brasileiro na área espacial
    • João Sérgio Beserra de Lima
    • Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares
    • DEFESA DE DOUTORADO

Autor (a):João SérgioBeserra de Lima

TítuloFramework para a governança dos riscos relacionados ao conhecimento na pesquisa e desenvolvimento tecnológico brasileiro na área espacial

Data: 26/02/2024

Horário: 14h30

Composição da banca:

• Lillian MariaAraujo de Rezende Alvares– Presidente (PPGCINF/UnB)

• Renato Tarciso Barbosa de Sousa– MembroInterno(PPGCINF/UnB)

• SiegridGuillaumonDechandt– Membro externo (UnB)

• Ana Cristina Carneiro dos Santos– Membro externo (Consultoria Gestão e Aprendizagem Organizacional)

• MarcoAntonio Chamon – Suplente(Agência Espacial Brasileira – AEB)

Local da realização da banca:Sala 213, FCI / UnB

Resumo:

Explora a gestão de riscos relacionados ao conhecimento no contexto da pesquisa e desenvolvimento tecnológico brasileiro na área espacial. Dada a relevância social e econômica desta área, o estudo propõe a estruturação de um arcabouço metodológico (framework), baseado no conhecimento científico e situado, para a identificação e mitigação desses riscos. O método indutivo qualitativo é adotado, complementado por análises quantitativas dos dados coletados, com o intuito de oferecer uma visão holística dos desafios enfrentados pelo setor espacial brasileiro. Entrevistas semiestruturadas com atores chave do setor são utilizadas como principal instrumento de coleta de dados. A pesquisa se justifica pela necessidade de abordar os riscos do conhecimento, potenciais impeditivos para o avanço tecnológico e inovação, em um setor marcado por intensa geração de dados e informações. O estudo aborda o fenômeno da “explosão de informação” no período pós-Segunda Guerra Mundial e as implicações da evolução tecnológica e informacional para a produção do conhecimento. O foco é a aplicação de práticas de governança do conhecimento para a mitigação dos riscos associados, com ênfase no setor espacial brasileiro. A pesquisa visa preencher uma lacuna na literatura científica da Ciência da Informação, propondo um modelo inovador para a gestão do conhecimento neste setor crítico. Assim, o objetivo geral é estruturar um framework metodológico para a identificação e mitigação de riscos de conhecimento, enquanto os objetivos específicos incluem mapear os conhecimentos essenciais gerados, identificar e analisar os tipos de riscos de conhecimento presentes, e apresentar um quadro conceitual para sua mitigação. A tese contribui significativamente para a Ciência da Informação, oferecendo um modelo aplicável não apenas ao setor espacial, mas também a outras áreas que enfrentam desafios semelhantes.

Palavras-Chave: Governança do Conhecimento. Riscos do Conhecimento. Programa Espacial Brasileiro. Framework Metodológico.