• 23, Fevereiro - 2024
    • Tese
    • Ciclo do Conhecimento Organizacional Aplicado à Consciência Situacional de Defesa Cibernética Nacional: Um Framework Estratégico
    • José Ricardo Souza Camelo
    • Dr. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares
    • TESE

Discente:  José Ricardo Souza Camelo

Título: Ciclo do Conhecimento Organizacional Aplicado à Consciência Situacional de Defesa Cibernética Nacional: Um Framework Estratégico

Horário e data: 23/02/2024 às 14h30.

Composição da banca:

Dr. Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares - Presidente (PPGCINF/UnB)

Dra. Marcio de Carvalho Victorino - Membro interno (PPGCINF/UnB)

Dra. Eduardo Dutra Amadeu Moresi - Membro externo (Universidade Católica de Brasília)

Dr.  João Marinonio Enke Carneiro - Membro externo (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME))

Dr.  Cláudio Gottschalg Duque - Suplente (PPGCINF/UnB)

Local da realização da banca: híbrida, sala 213 e por meio do Skype no seguinte endereço: https://join.skype.com/nPGsEjOqRLIL

Resumo:

Apresenta um framework de necessidades informacionais primordiais que oriente a preparação de comandantes ou gestores de operações de defesa cibernética e seu staff para acompanhar e lidar com os eventos do espaço cibernético, tomando consciência situacional de defesa cibernética frente a eventos que representem riscos à defesa nacional brasileira. O estudo articulou o modelo da teoria do conhecimento organizacional de Choo de 1998 com o modelo de consciência situacional de Endsley de 1995. Para alcançar esse objetivo, frameworks de segurança cibernética e de ataque cibernético foram utilizados. Trata-se de pesquisa aplicada, técnicas de pesquisa bibliográfica e documental e observação participante do tipo natural, sustentada em revisão narrativa de literatura. Para aferir a pertinência do framework proposto, foram utilizados os registros de operações de defesa cibernética coordenadas pelo Exército Brasileiro entre 2012 e 2016, quando a instituição teve papel significativo na segurança e logística de grandes eventos no país.

Palavras-Chave:

Conhecimento organizacional, consciência situacional, defesa cibernética, framework.