• 22, Fevereiro - 2024
    • Tese
    • Os Arquivos e a Memória Organizacional: estudo em torno da memória arquivística
    • Marisa Vieira Leite da Silva
    • Eliane Braga de Oliveira
    • DEFESA DE DOUTORADO

Autor (a): Marisa Vieira Leite da Silva

Título: Os Arquivos e a Memória Organizacional: estudo em torno da memória arquivística

Data: 22/02/2024

Composição da banca:

• Eliane Braga de Oliveira – Presidente (PPGCINF/UnB)

• Ana Lúcia de Abreu Gomes – Membro Interno (PPGCINF/UnB)

• Leilah Santiago Bufrem – Membro externo (Universidade Federal do Paraná)

• Thiago Henrique Bragato Barros – Membro externo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

• Renato Tarciso Barbosa de Sousa – Suplente (PPGCINF/UnB)

Local da realização da banca: Híbrida, na sala de defesa 213, da Faculdade de Ciência da Informação (FCI / UnB) e via Skype no link https://join.skype.com/b2qFrc7rbjJr.

Resumo:

Os diversos âmbitos nos quais as memórias são criadas possibilitam analisar as suas muitas expressões, às quais cabe interrogar e interpretar a fim de se revelarem como área de estudo. Esta pesquisa observa a Memória Organizacional sob o olhar arquivístico, com o objetivo de analisar conceitos, características e funções da Memória Organizacional e da memória arquivística na literatura nacional e internacional, no âmbito da Ciência da Informação e da Arquivologia. Este trabalho parte das hipóteses de que há interface entre Memória Organizacional e memória arquivística, como também é possível captar elementos de conhecimento para a elaboração de um conceito de memória arquivística.

A pesquisa sustenta-se na abordagem qualitativa, conduzida pelo método de pesquisa documental e a análise de conteúdo. Foram estabelecidas categorias que possibilitaram identificar as interfaces entre Memória Organizacional e memória arquivística, por meio dos objetivos específicos: identificação dos meios de retenção e manutenção da Memória Organizacional que conduziram no entendimento das características e funções da memória arquivística. A análise do corpus permitiu encontrar elementos de conhecimento que resultaram num mapa conceitual para memória arquivística. Por conseguinte, como resultado desta pesquisa, apresenta-se a interlocução dos arquivos com a Memória Organizacional, e a contribuição para a construção do conceito de memória arquivística.

Palavras-Chave: Memória; Memória Organizacional; Memória arquivística; Ciência da Informação; Arquivologia.